Quais são as complicações das varizes?

Quais são as complicações das varizes? Quais são as complicações das varizes?

Confira as 4 principais complicações associadas às varizes.

Muito além de um problema estético, as varizes podem indicar doenças mais graves, por isso é importante se atentar aos possíveis sintomas das complicações que podem aparecer de forma silenciosa.

Varizes são veias que perderam a função de levar o sangue de volta ao coração. As válvulas que existem dentro das veias regulam a direção do fluxo sanguíneo, com o tempo, essas veias se desgastam e ficam deformadas devido ao acúmulo do sangue dentro delas.¹

As principais complicações das varizes surgem devido à falta de atenção a alguns sintomas e, principalmente, pela falta de procura por aconselhamento profissional.

Quais são as complicações das varizes?

1. Tromboflebite superficial²

Essa doença atinge, na maioria das vezes, as veias dos membros inferiores, que inflamam e causam a trombose. É uma doença de evolução rápida e, por isso, seus sintomas devem ser observados de perto. Conheça alguns:

  • Vermelhidão;
  • Inchaço;
  • Dor;
  • Hipersensibilidade no local;
  • Endurecimento da veia.

2. Trombose venosa profunda (TVP)³

Uma das principais complicações das varizes, a trombose venosa profunda (TVP), tende a bloquear o retorno venoso, criando um coágulo que pode causar embolia pulmonar (EP). Os principais sintomas são:

  1. Dor na perna;
  2. Rigidez e inchaço da panturrilha;
  3. Dificuldade na locomoção.

3. Dermatite ocre⁴

São manchas marrons decorrentes de uma inflamação nas veias. O sangue se acumula nas veias e extravasa para o tecido da pele. Elas não são sensíveis e nem dolorosas, o paciente só pode notá-las por conta de sua coloração.

4. Úlcera varicosa⁵

A úlcera varicosa é uma ferida aberta decorrente da falta de circulação nos membros inferiores. É o estágio final das varizes, provoca um profundo avermelhamento no local e uma ferida que pode se estender pela perna do paciente.

Para que não haja complicações das varizes é indicado, além de buscar por um profissional para o tratamento correto, realizar algumas ações que podem evitar a chegada aos estágios mais graves da doença, como:

  • Praticar atividades físicas;
  • Movimentar-se em longas viagens;
  • Evitar o sobrepeso mantendo uma alimentação equilibrada;
  • Não fumar;
  • Evitar usar salto alto por grandes períodos.

E você, ficou com alguma dúvida sobre as complicações que as varizes podem criar? Deixe nos comentários.

* As informações e sugestões contidas neste site têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de profissionais de saúde. Não deixe de consultar seu médico.

Referências:

1. Castro e Silva M. Cabral, Barros Jr N, Castro AA, Santos MERC. Insuficiência Venosa Crônica. 2002 Set. https://amb.org.br/files/_BibliotecaAntiga/insuficiencia-venosa-cronica.pdf.

2. Marcone L S, Winston B Y, Sidnei L. Tromboflebite superficial: epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. Jun 2008. https://doi.org/10.1590/S1677-54492008000200007.

3. Cham MD, Yankelevitz DF, Shaham D, et al.Deep venous thrombosis: detection by using indirect CT venography. Radiology 2000; 216:744¾51. Trombose venosa profunda. 2002. https://doi.org/10.1590/S0100-39842002000100020.

4. Castro e Silva M. Cabral, Barros Jr N, Castro AA, Santos MERC. Insuficiência Venosa Crônica. 2002 Set. https://amb.org.br/files/_BibliotecaAntiga/insuficiencia-venosa-cronica.pdf.

5. Sílvia M S C, Maria M, Queiliene R S, Cynthia A B N, Suelen G M, Beatriz G R B. Úlceras venosas: caracterização clínica e tratamento em usuários atendidos em rede ambulatorial. 2011. https://www.scielo.br/j/reben/a/5BJYrx5NJqmyQKmVxK7yP9f/?format=pdf&lang=pt

Precisa de ajuda ou
tem alguma dúvida?

Mande uma mensagem para nós!